PUPPET (Estados Unidos da América)

Documentário


Se é fã de Jim Henson, Queres ser John Malkovich?, dos irmãos Coen, do Rei Leão de Julie Taymor, de Paul Giamatti, ou de qualquer outro tipo de marionetas, criadas para crianças ou adultos, tem de ver este documentário.

CINEMATECA PORTUGUSESA - MUSEU DO CINEMA
Sala M. Félix Ribeiro
22 de Maio às 21h30 (Segunda)
Estreia Nacional

Documentário, 74m, 2010
Realização, produção e edição: David Soll Com: Dan Hurlin, Matt Acheson, Eric Wright, Chris Green, Tom Lee, Darius Mannino, Janie Geiser, Eileen Blumenthal Produção: Jared Ian Goldman, Hannah Rosenzweig Assistente de produção: Andrew Schwartztol Director de fotografia: Mark Rasmussen Música: Paul Trubachik Produção: Burnside Films Idioma: Inglês Público-Alvo: +12 
BILHETEIRA ONLINE


Um estudo fascinante sobre a marioneta nos Estados Unidos, repleta de história, desde a sua marginalização, considerada apenas como teatro para crianças, até à sua súbita explosão em popularidade, como grande arte.

Entrevistas com artistas, marionetistas, historiadores, teóricos e profissionais de teatro, incluindo Eileen Blumenthal, Stephen Kaplin, Frank Episale e Victoria Nelson cobrem uma gama de abordagens teóricas para a marioneta americana.

O documentário acompanha também o processo de criação do espectáculo “Disfarmer” do marionetista nova-iorquino Dan Hurlin, inspirado na vida do excêntrico fotógrafo Mike Disfarmer, durante a Grande Depressão, cujo impressionante trabalho foi quase perdido para sempre. A construção de marionetas, a pesquisa, as residências artísticas e, finalmente, a noite de estreia. O resultado é um olhar abrangente sobre o teatro de marionetas americano e, por outro lado, lança interessantes questões sobre o que é ser marionetista.





“Uma revelação! Quanto mais o processo é revelado, mais miraculoso este aparece.”
- Ronnie Scheib, Variety

"Precisamos de filmes como Puppet, e de artistas como Hurlin, para nos lembrar que a manipulação de marionetas é um acto mágico, que pode reflectir honestamente sobre a condição humana.”
- Leslie-Stonebraker, New York Press

“Se é fã de Queres ser John Malkovich? tem de ver este documentário (...). Puppet é um documentário rico e comovente (...).”
- Indiewire’s Spout

"Elegante (...). Uma análise gratificante da criação."
- Eric Hynes, Village Voice

"Puppet - A minha entrada preferida na competição Metropolis é este filme sobre a arte da marioneta, com um pouco da sua história e discussões sobre o seu esforço actual por um maior renascimento, e os obstáculos críticos contra isto, bem como um olhar particular sobre a criação do espectáculo de marionetas intitulado Disfarmer (...). Se é ou já foi um fã de Jim Henson, Queres ser John Malkovich?, dos irmãos Coen, do Rei Leão de Julie Taymor, de Paul Giamatti ou de qualquer outro tipo de marionetas, criadas para crianças ou adultos, tem de ver este documentário.”
- Christopher Campbell, Moviefone Cinematical


BIO
David Soll realizou o documentário Puppet, que estreou em Novembro de 2010 no DOC NYC, e que tem sido exibido em festivais por todo o mundo, nacionalmente nos EUA e é distribuído por The Cinema Guild. A sua curta-metragem mais recente, Silo, é uma Vimeo Staff Pick e estreou como o filme da noite de abertura de BAMcinematek's Movies. Foi apresentada em várias publicações, incluindo The Hollywood Reporter, Short of the Week e Gizmodo. David criou anúncios de televisão para as campanhas nacionais do presidente Barack Obama em 2008 e 2012, e para a campanha de Hillary Clinton em 2016.
Realizou, produziu e editou publicidade para vários candidatos democratas, organizações progressistas e instituições sociais, como The Ad Council, FINCA International, Robert Wood Johnson Foundation e MasterCard Foundation. Trabalhou como editor para a MGM e ABC, editor on-line e de efeitos da Sony Pictures, e o seu trabalho publicitário foi reconhecido com vários prémios Telly e Polly, e dois Cannes Lions Grand Prix. Recebeu o apoio de Cinereach, MacDowell Colony, IFP Filmmaker Labs e IFP Emerging Storytellers. David graduou-se summa cum laude na Universidade de Nova Iorque, onde estudou filosofia política.


Puppet from David Soll on Vimeo.